terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fim de ano...

Essa época é, com certeza, a época que mais odeio no ano! Nem vou comentar sobre a hipocrisia que domina a todos... Mas o fato é que estão condensadas em menos de dez dias as três datas mais chatas de todo ano (natal, ano novo, e meu aniversário), haja saco!!!

O que posso fazer é me afundar em minhas leituras prediletas, que refletem perfeitamente o meu estado de alma. Selecionei dois trechos do que estou lendo para compartilhar um pouco do meu desassossego com meus queridos leitores. Aí está (ambos os trechos são do Pessoa e estão no Livro do Desassossego):

Na Floresta do Alheamento

Desenganemo-nos da esperança, porque trai, do amor, porque cansa, da vida, porque farta, e não sacia, e até da morte, porque traz mais do que se quer e menos do que se espera.

Desenganemo-nos do nosso próprio tédio, porque se envelhece de si próprio e não ousa ser toda a angústia que é.

Não choremos, não odiemos, não desejemos...

Cubramos com um lenço de linho fino o perfil hirto da nossa Imperfeição...


Nossa Senhora do Silêncio

Consoladora dos que não tem consolação, Lágrimas dos que nunca choram, Hora que nunca soa – livra-me da alegria e da felicidade.

Ópio de todos os silêncios, Lira para não se tanger, Vitral de lonjura e de abandono – faze com que eu seja odiado pelos homens e escarnecido pelas mulheres.

Címbalo de Extrema-Unção, Carícias sem gesto, Pompa morta à sombra, Óleo de horas dormidas – livra-me da religião, porque é suave; e da descrença porque é forte.

Lírio fanando à tarde, Cofre de rosas murchas, Silêncio entre prece e prece – enche-me de nojo de viver, de ódio de ser são, de desprezo por ser jovem.

*

Torna-me inútil e estéril, ó Acolhedora de todos os sonhos vagos; faze-me puro sem razão para o ser, e falso sem amor a sê-lo, ó Água Corrente das Tristezas Vividas, que minha boca seja uma paisagem de gelos, os meus olhos dois lagos mortos, os meus gestos um esfolhar lento de árvores velhas – ó Ladainha de Desassossegos, ó Missa-Roxa de Cansaços, ó Corola, ó Fluido, ó Ascensão!...

*

Tu és tudo o que a Vida não é; o que de bom e de belo os sonhos deixam e não existe.

*

Rezo a ti o meu amor porque o meu amor por ti é já uma oração; mais nem te concebo como amada, nem te ergo ante mim como santa.

Que os teus actos sejam a estátua da renúncia, os teus gestos o pedestal da indiferença, as tuas palavras os vitrais da negação.

7 comentários:

Psychoze disse...

Um Feliz Natal e um feliz Ano Novo pra todos! hauhauhauha

Unknown disse...

Ests n mesmo barco.. meu aniversário é em janeiro tambem, e no periodo que antecede o natal até data fatidica e festiva (15/01) eu considero-as uma das mais irritantes e deprimentes do ano.

Psychoze disse...

rsrs

Eita, é muitas felicidades e parabéns em tão pouco tempo...

Se metade fosse verdadeira...

Maiara Zortéa disse...

que dia é teu níver, zé?
nuss, odeio aniversários, a gente é obrigado a gostar do próprio aniversário a vida toda, sendo que ficar velho não é motivo pra ninguém comemorar, é um ano a menos, não a mais...

e quando eu disse que já escrevi 2 mil poesias, estava sendo literal. da última vez que contei tinha quase isso, mas a maioria eu queimei. =D

adorei os trechos, depois deixa eu ler esse livro aí?hauahua
falando nisso, eskeci de te devolver o livro de nod, e eskeci de trazer, então não li o final ainda =(

e, se te consola, ODEIO as festas de fim de ano, é tudo tão tedioso e falso... =/

bjo!

Psychoze disse...

huahauhauhauha

Isso não me consola não Mel!

Meu niver foi dia 26 (ufa, já passou...)

Depois te empresto o Livro sim, só não vai se matar depois de ler e deixar a culpa cair sobre mim!!!
Quanto ao livro de Nod, não esquenta... vc já tá em jf? Disse q esqueceu de trazer...

bjaum!

Ruguinha disse...

maneraço os trechos,Zé! tá ficando especialista em Pessoa,hein!
tb não gosto de datas comemorativas,comemoração é coisa subjetiva,e não entendo oq as passoas comemoram tanto...na verdade racionalmente até sei,mas saber não facilita o entendimento.

essa nossa senhora do silêncio existe ou é invenção do Pessoa?

Psychoze disse...

Existe... como invenção do Pessoa!!
hehehe

E foi uma bela invenção, né? se existisse mesmo me tornaria até crente pra ser devoto dela... na verdade não há necessidade de crer pra ser seu devoto... pois o sou e não creio!